Colaboradores

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Nematelmitos (DanieL) sala 9



Ascaris
NEMATELMINTOS
    Quem são os nematelmintos? Eles são vermes, como o próprio nome indica sua característica nema=fio. Eles podem ser encontrados em ambiente terrestres e aquáticos.
    As vezes são animais pequenos, menores que 1 centímetro, e tem lombriga que chega a 40 centímetros de comprimento.
    Os nematelmintos não são animais de vida livre.  Eles não têm sistema circulatório, a respiração é cutânea,  na maioria das vezes são sexos separados. O macho é menor que a fêmea.
    A maioria é parasita do homem. Os de vida livre, não têm mais que 1 cm de comprimento e podem apresentar hábitos terrestres e aquáticos. 
O ANCILOSTOMO
    O ancilostomo é um nematelminto causador de uma doença chamada de ancilostomose ou amarelão. O  doente fica com a cor amarela. Essa doença inicia seu processo quando uma pessoa doente elimina fezes, contendo ovos, diretamente no solo. Dos ovos nascem minúsculas larvas que perfuram a pele dos pés das pessoas que andam descalças nos locais contaminados. Pode-se também adquirir a doença ingerindo água e alimentos que contêm larvas.    
A LOMBRIGA
    A ascárida, mais conhecida como lombriga ou bicha, este animal  é encontrado no intestino das criaanças. Seu corpo é cilíndrico e não tem membros locomotores.         Mede cerca de 30 cm, mas a fêmea mede um pouco mais, aproximadamnte 40 cm. Apresentam um tubo digestivo retilíneo, que vai da boca até o ânus. Na boca há três órgãos semelhantes a dentes que são usados para raspar a parede do intestino hospedeiro.
    A lombriga pode ocasionar a ascaridíase. A pessoa é contaminada após engolir os ovos que chegam ao intestino e liberam as larvas. Essas larvas atravessam as paredes do intestino e são conduzidas pelo sangue até os pulmões, de onde sobem pelas vias respiratórias até a faringe. Daí são novamente engolidas, voltando ao intestino, onde se desenvolvem, provocando a ascaridíase. Esse trajeto percorrido pelo  ovo e pela larva chama-se ciclo evolutivo.
     Para evitar a doença:
     - Tomar vermífugos;
     - Eliminar as fezes em vasos sanitários ligados à rede de esgotos;
     - Lavar bem os alimentos crus e as mãos;
     - Beber sempre água filtrada ou fervida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário